De 08 a 23 de novembro teremos mais uma edição do Festival Dosol, espalhado pelas cidades de Natal, Mossoró e Caicó. Muito nos orgulha chegar em mais um período do Festival que esse ano completa 10 edições com patrocínio da Petrobras (direto) e da Oi (através da Lei Câmara Cascudo).
Passou rápido e não sai da memória os incríveis momentos que o festival já proporcionou aos fãs de música da cidade (a gente incluso). Aquele primeiro ano no saudoso Blackout reunindo dez artistas locais lá em 2002. Depois o passo decisivo de fazer a atividade ampliada e com bandas de outras cidades em 2005 ocupando o Largo da Rua Chile. Em 2007 rumando pro formato atual ocupando diversos galpões da Rua Chile e estreando um case internacional dentro do festival que já consegue reunir nomes como NATION BLUE (Austrália), THE DONNAS (EUA), PULVERHUND (Noruega), DANKO JONES (Canadá), EXPLOITED (EUA), TORMENTOS (Argentina), GUACHASS (Uruguai), CONQUEST FOR DEATH (EUA), MARKY RAMONE'S BLITSKRIEG (EUA), SATAN DEALERS (Argentina), FALSOS CONEJOS (Argentina), SILVERADOS (Uruguai), TRUCKFIGHTERS (Suécia), THE SLACKERS (EUA), entre outros.
Em texto é impossível narrar todos os momentos marcantes que passamos, mas temos certeza que está na memória afetiva de cada pessoa que já esteve (e continua indo) em alguma edição do Festival Dosol.
Neste ano de comemoração a primeira coisa a fazer é saudar nossa saúde como atividade. Cada edição que vai para rua é uma vitória por si só. Pra nós um feito que dá muito trabalho de se conseguir, nos enche de orgulho e energia para seguir fazendo o que fazemos. Manter essa edição em três cidades do RN também nos renova, abre horizontes e ajuda a gente a entender as coisas fora do âmbito do macro, do centro, da capital. É no dia-a-dia da nossa vivência com música que o Festival Dosol vai sendo formatado ano após ano.
Novidades para edição de 2013, edição comemorativa de 10 anos? Sim, algumas! A primeira é com relação ao acesso. As atividades do Festival Dosol em Natal vão custar R$5,00 o dia. Isso mesmo, R$5,00. Esforço enorme que estamos fazendo para devolver aos fãs de música o carinho que eles sempre tiveram com o festival e as bandas que nele tocam. Em Caicó e Mossoró o acesso vai ser 100% gratuito.
Não sabemos ao certo, mas com certeza mais de 50 bandas estarão em ação no festival, seguindo a linha de sempre: banda potiguares aos montes, bandas de toda as regiões do país e alguns artistas internacionais. Repetiremos também alguns shows clássicos que já fizemos por aqui, três deles podemos dizer aqui nesse texto: AUTORAMAS, MQN e MUKEKA DI RATO.
Por último como novidade dessa edição está o lançamento do Livro “Dosol: 10 anos de Música”, material que contará a história dos primeiros dez anos de vida do Dosol, altamente ilustrado, com textos, entrevistas, o mais completo possível para guardarmos com documento histórico desse período trabalhoso e muito rico da história da música potiguar.
Salve a data: de 08 a 23 de novembro em Natal, Caicó e Mossoró tem Festival Dosol, Dez Anos. A festa é toda de vocês. Fã de música, nos vemos no rock!